Solid Matter | 2018

Galeria Vieira da Silva e Espaço Multiusos. Loures, Portugal.

Sérgio Fazenda Rodrigues 


Solid Matter é uma exposição que Mónica Capucho apresenta na SalaMultiusos e na Galeria Municipal Vieira da Silva, no Parque Adão Barata, emLoures. Mónica Capucho intervém em dois espaços contíguos, de carácteroposto mas complementar. Dois locais que se separam pela presença de umpátio exterior, mas que se ligam pela natureza do trabalho exposto.

A primeira sala (Sala Multiusos) afirma-se como um espaço ainda inacabado,onde a expressão dos materiais e a sua lógica construtiva é fortementevincada. Enquanto espaço aberto, esta sala caracteriza-se pela sua extensãoe marca-se pela presença do tijolo e da estrutura metálica, que surge deforma assumida. A segunda sala (sala de exposições da Galeria MunicipalVieira da Silva) aproxima-se ao ambiente anónimo de um vulgar White Cube,mas detém uma compartimentação menos evidente e algumas janelas sobrea dominante paisagem suburbana.

A exposição trabalha entre estes dois tipos de ambientes, contraditórios emarcantes do decurso da história da arte. Entre o estaleiro e a galeria, entreo espaço único e a compartimentação, entre a crueza do espaço frontal e aencenação do espaço branco.

I
Mónica Capucho aborda a palavra escrita e gere uma ideia que se forma emtorno de uma lógica construtiva e, simultaneamente, constitutiva. Nas suasobras existem dois pontos que se distinguem, complementam e ganhamexpressão – a presença da palavra e a marcação de uma norma.
Na primeira sala, todo o espaço é ocupado por uma instalação composta porduas fileiras de objectos que se encadeiam para formar uma perspectiva. Aperspectiva marca um ponto que existe para lá das paredes e define umcaminho que nos convida a rodear o trabalho, levando-nos ao fundo da sala.As palavras surgem pintadas sobre materiais de construção civil e a norma éditada pela composição ordenada que estes elementos definem. Esteselementos dão corpo a uma base que, ao mesmo tempo, se torna princípioordenador e elemento discursivo. Como nas páginas de um caderno pautado,as vigotas de betão ordenam duas linhas, com fiadas paralelas, onde sepousam placas de betão, madeira, cerâmica e vidro. Sobre estas placas, quedetêm sempre o mesmo tamanho e são a planimetria de um tijolo, existempalavras que reflectem ou contradizem a natureza do sistema criado.
As obras trabalham com a força da gravidade, constroem-se porsobreposição, e dispõem-se no pavimento. Nessa articulação, as palavrasligam-se, os materiais cruzam-se, as frases emergem, os objectos ganhamforma e os sentidos encadeiam-se. A palavra que surge em cada elemento élida como afirmação e o vazio que fica entre cada parte, é lido como silêncio.Funcionando como pequenos Haikus, cada obra é feita do diálogo que segera entre a matéria, a palavra, o espaço e o silêncio. Aqui, todas as obras

são iguais no princípio ou na norma que os delineia, e diferentes naquilo quecomunicam. Assim, a relação entre duas ou mais placas e a sua proximidadeaos limites da base, acompanham a natureza do material e o sentido daspalavras que sobre elas se inscrevem. Mónica Capucho cria um sistema deordenação que cruza a natureza do que está fisicamente presente, ou do quese manifesta como matéria, com o carácter do que imaterialmente se invoca,ou do que se manifesta como palavra. A articulação entre estes elementosproduz uma interlocução que funciona isoladamente para cada obra, mas quetambém relaciona as diferentes obras, o todo da instalação e o espaçoenvolvente.

Dir-se-ia que a artista ensaia uma lógica gramatical para algo que é intuído,procurando, no fundo, uma expansão do seu sentido. Cruzando algo físico,tangível e mensurável, com algo imaterial, invocatório e especulativo. Ou,como a própria refere, gerindo a obra com “um instinto racional”.

II
A sala de exposições recebe um conjunto de obras que ocupam as paredes eacompanham a compartimentação do espaço existente. Na sua maioriatratam-se de pinturas sobre tela que definem vários grupos de acordo comuma dimensão tipo. No total existem três grupos, com escalas e formatosdiferentes, acrescidos de um outro, autónomo, no final da sala.
Nesta sala dá-se sentido a um diálogo entre a palavra e a geometria ou,predominantemente, entre a pintura e o seu suporte. Esse diálogo, queassenta numa concordância entre a ordem e a variação, ou entre o encaixemodular e a mudança de composição é, aqui, contrariamente à sala anterior,de ordem pictórica. Assim, se no outro espaço essa relação detém um vigorobjectual, resultando num conjunto de esculturas que dão corpo a umainstalação, aqui essa relação tem uma leitura tendencialmente gráfica, queunifica a intervenção sem a moldar à existência de uma obra única.
Nestas obras, por uma outra via, a palavra nomeia, a proporção enquadra, eo suporte dá corpo. Este jogo de relações vive, aqui, de uma subtilezadiferente, levando a que o registo escrito se funda com a base. E, destemodo, quando a cor da palavra é a cor do suporte, a mesma torna-sesussurrada, promovendo a curiosidade, a proximidade e a cumplicidade doobservador.
A composição da imagem é explorada de múltiplas maneiras. Utilizando umamétrica, um encadeamento linear, assumindo a supressão da pintura e a corda tela crua da base, ou a mudança de uma paleta pré-determinada que variaentre o preto, o branco e um conjunto de cinzentos intermédios. Em todos oscasos, assistimos à criação de um alfabeto gráfico que, ora nos dá a ver araiz da obra, ora no encanta com a sua expressão.
Nesta sala, destaca-se ainda um terceiro grupo que faz a ligação entre estasduas abordagens complementares. Este grupo, que se aproxima do trabalhoque a artista desenvolve na Sala Multiusos, emprega, também, materiais de

construção e relaciona-se com as palavras numa lógica corpórea, que éagora transposta para um registo bidimensional, de parede. Os materiaissurgem apoiados num elemento horizontal e marcam uma sequência lateral,definindo um sentido de leitura que reforça e contradiz cada palavra acolhidae/ou cada frase construída. Estes elementos assumem, também, asproporções e as cores dos módulos empregues nas pinturas e conectam-se,dessa forma, com as restantes obras.

III
Dir-se-ia que, na Sala Multiusos descobrimos as obras com base numaanálise racional para, depois, encontrar a sua dimensão poética. Por isso ostextos são afirmados, os materiais são directos, a composição é clara e cadaelemento reconhece-se por aquilo que na verdade é. Na sala de exposições,a ordem é inversa. Neste caso partimos seduzidos pelo envolvimento dacomposição para, só depois, lentamente, perceber a sua lógica defuncionamento. Por isso as palavras desaparecem na cor da base, a matériaé caracterizada pela tinta e a composição tem uma ordem que não éimediata.
Em ambos os casos, Mónica Capucho procede à elaboração de um sistema,de uma norma ou gramática visual, que é depois alterada (contradita ereforçada) pela inserção da palavra escrita. Algo que, numa abordagemsensível e inteligente, gere a parcimónia e a assertividade, encontrandosentido na singularidade que as obras emanam. Entre a regra e a excepção,entre o conjunto e o individual, entre o raciocínio e a sensibilidade.



Solid Matter | 2018

Galeria Vieira da Silva e Espaço Multiusos. Loures, Portugal.

Sérgio Fazenda Rodrigues 


Solid Matter is an exhibition staged by Mónica Capucho in the MultipurposeRoom [Sala Multiusos] and at the Vieira da Silva Municipal Gallery, in ParqueAdão Barata, Loures. Mónica Capucho intervenes in two adjoining spaces,opposite but complementary in nature. Two sites separated by the presenceof an outside courtyard albeit connected by the character of the work onshow.

The first room (the Multipurpose Room) is set up as a yet unfinished space,where the expression of the materials and their constructive approach isstrongly inscribed. As an open space, this room is characterized by its lengthand stands out due to the presence of brick and a metallic structure whichemerges very plainly. The second room (the exhibition room at the Vieira daSilva Municipal Gallery) draws closer to the anonymous atmosphere of acommon White Cube, while still displaying a less evidentcompartmentalization and some windows overlooking the suburbanlandscape.

The exhibition takes shape between these two kinds of atmospheres, bothcontradictory and pivotal in the path of art history. Between the studio and thegallery, between single space and compartmentalization, between therawness of the frontal space and the staging of the white space.

I
Mónica Capucho addresses the written word and generates an idea which isformed around a constructive and, at the same time, constitutive logic. In herpieces there are two elements that stand out, complement each other andbecome notable – the presence of the word and the establishment of a norm.In the first room, the whole space is taken up by an installation made up of tworows of objects that link up to form a perspective. The perspective sets a pointwhich exists beyond the walls and defines a path that invites us to circumventthe work, taking us to the end of the room.
The words emerge painted on construction materials and the norm isprescribed by the ordered composition defined by these elements. Theyembody a base which becomes, simultaneously, ordering principle anddiscourse element. As on the pages of a ruled notebook, the concrete beamscompose two lines, with parallel rows, where concrete, wood, ceramic andglass slabs come to rest. On these slabs, which are all the same size andconstitute the planimetry of a brick, there are words that reflect or contradictthe nature of the system created.
The artworks team up with the force of gravity, are constructed by overlap,

and are laid out on the pavement. In this articulation, the words connect, thematerials intersect, the statements emerge, the objects are shaped, and thesenses link up. The word that emerges in each element is read as a statementand the void which remains between each part is read as silence. Acting assmall Haikus, each work is produced by the exchange it generates betweenmatter, word, space and silence. Here, all the artworks are alike in theprinciple or in the norm which shapes them, and different in what theycommunicate. Thus, the relation between two or more slabs and theirproximity to the limits of the base match the nature of the material and themeaning of the words inscribed on then. Mónica Capucho creates an orderingsystem which intersects the nature of what is physically present, or whatmanifests itself as matter, with the nature of what is immaterially evoked, orwhat manifests itself as word. The articulation between these elementsproduces a dialogue which functions in isolation for each artwork, but whichalso connects the different pieces, the whole installation and the surroundingspace.

One might say that the artist is testing a grammatical logic for somethingwhich is intuitively perceived, deep down seeking an expansion of itsmeaning. By intersecting something physical, tangible and measurable withsomething immaterial, recollective and speculative. Or, as the artist herselfputs it, by managing the work with “a rational instinct”.

II
The exhibition room houses a set of artworks which fill the walls and follow thecompartmentalization of the existing space. For the most part, they arepaintings on canvas defining various groups according to a standard size.Overall, there are three groups, featuring different scales and formats, plusanother one, autonomous, at the end of the room.
In this room, meaning is given to a dialogue between the word and geometryor, predominantly, between the painting and its stand. This dialogue, which isbased on an agreement between order and variation, or between the modularfitting and the change in composition, is here, contrarily to what happens inthe previous room, pictorial in nature. Thus, whereas in the previous spacethis relation displays an object-based vigour, resulting in a range of sculptureswhich constitute an installation, here that relation has a reading that tends tobe graphic, unifying the intervention without shaping it to the existence of asingle artwork.
In these pieces, by another path, the word names, the proportion frames, andthe stand embodies. This game of relations lives here off a different subtlety,leading the written register to blend with the base. And, in this way, when thecolour of the word is the same colour of the stand, the former becomes

whispered, fostering the observer’s curiosity, proximity and complicity.
The composition of the image is explored in many ways: Using a metrics, alinear linkage, assuming the suppression of painting and the colour of the rawcanvas of the base, or the shift from a pre-determined palette varying betweenblack, white and a set of greys in-between. In every instance, we witness thecreation of a graphic alphabet which one moment allows us to see the root ofthe work and the next charms us with its expression.
In this room, yet a third group stands out, establishing the connexion betweenthese two complementary approaches. This group, which is closer to the workthe artist creates in the Multipurpose Room, also uses construction materialsand interacts with the words in a tangible rationale which is now translatedinto a two-dimensional register, that of the wall. The materials are laid out on ahorizontal element and establish a lateral sequence, defining a sense ofreading which reinforces and contradicts each word welcomed and/or eachstatement built. Also, these elements assume the proportions and colours ofthe modules used in the paintings, and in this way connect with the remainingpieces.

III
We might say that in the Multipurpose Room we discover the artworks on thebasis of a rational analysis only to find their poetic dimension later. For thisreason, the texts are stated, the materials are straightforward, the compositionis clear, and each element is recognized for what it truly is. Now, in theexhibition room the order is reversed. In this case, we start out enchanted bythe involvement of the composition only to figure out later, slowly, its rationale.For this reason, the words fade away in the colour of the base, the matter ischaracterised by the ink, and the composition has an order which is notimmediate.
In both instances, Mónica Capucho undertakes the construction of a system,of a norm or visual grammar, which is then altered (contradicted andreinforced) by the insertion of the written word. Something which, taking asensitive and intelligent approach, manages frugality and assertiveness,finding meaning in the uniqueness emanating from the artworks. Between ruleand exception, between the whole and the individual, between reason andsensitivity.

Sérgio Fazenda Rodrigues 


Using Format